É temporada de seleção!

Ultimamente as companhias aéreas estão se movimentando e abrindo processos seletivos para compor tripulação comercial! Ainda bem, não é mesmo?!

Depois de muitos anos sem realizar seleções, as gigantes Latam e Gol estão com tudo! A Azul continua mantendo o ritmo das contratações e a Emirates vai fazer um Open Day em Belo Horizonte!

Então se você já vem se preparando, aproveita que a sua hora pode ser agora! Mas afinal de contas, como faz para se candidatar para esses processos?!

Vem que aqui a gente conta tudinho!

Tanto Latam quanto a Gol o processo seletivo se inicia no cadastro de Currículo no site Vagas.com e então você faz uma série de provas que vai depender do contratante, mas em linhas gerais, tem português e inglês. Com exceção da Latam, é também obrigatório realizar a prova em espanhol, mesmo que não seja o seu idioma dominante.

Para quem nunca fez prova no Vagas, são questões com aproximadamente 15 segundos para responder (as mais curtinhas) e as questões de interpretação são de 3 minutos.  O cronômetro conta no momento que você abre a prova e ele fica num cantinho da tela. E vale lembrar que não pode abrir várias abas!

A prova em si não é difícil, o que mais desclassifica o candidato é não conseguir responder as questões em tempo hábil. Por isso, treine essa agilidade em responder perguntas em um curto espaço de tempo e habitue-se a fazer leitura dinâmica! E claro, não deixe o nervosismo dominar!

Cada companhia aérea tem sua linha de corte, ou seja, uma nota mínima para ser alcançada! E nenhum candidato vai saber qual nota tirou ou o motivo de ter sido eliminado. A única forma de saber da aprovação é receber e-mail da empresa informando os próximos passos para as etapas presenciais!

O prazo de validade para realizar uma nova prova no Vagas é de 06 meses e a mesma é reaproveitada em inscrição em outra companhia que utilize do site como captação de candidatos! Por isso, capriche no desempenho!

Se a empresa exigir também uma etapa em vídeo, não se esqueça de estar no padrão! Cabelo bem preso, maquiagem neutra e uma camisa social! Além de claro, estar num ambiente com silêncio, bom sinal de internet e boa iluminação!

Já a Azul continua com sua chamada constante através de cadastro de currículo no próprio site da companhia! Após isso, eles analisam os currículos e chamam a partir do perfil que eles estão procurando! É um processo um tanto mais simplificado, porém com o mesmo nível de concorrência que as demais!

E a grande novidade é após muitos anos, o Open Day que a Emirates vai fazer em Belo Horizonte! Fique de olho nas nossas redes sociais para ter melhores informações!

Open Day é um processo seletivo aberto ao público, em que nos casos de empresas estrangeiras o inglês é essencial, já que todas as etapas são nesse idioma. Vale lembrar que para aplicar em empresas árabes, não é exigido o curso de comissário de voo.

As empresas que optam por esse processo seletivo tem suas regras bem definidas, incluindo qual vestuário o candidato deve comparecer. É de extrema importância ler tais regras de inscrição para o dia, evitando assim uma eliminação desnecessária!

A grande dica de ouro para aplicar nessas seleções é: prepare-se! Durma bem, alimente-se bem e seja você! Estude matérias específicas da profissão, mas também não esqueça do que está acontecendo no Brasil e no mundo! Leia as regrinhas básicas do português, tenha um bom domínio da geografia e sempre busque aprimoramento no seu idioma de preferência.

O nervosismo é óbvio, mas não deixe que ele seja uma barreira no seu desenvolvimento! Mostre que você é o mais preparado para aquela vaga e claro, dedique-se para aquela companhia que faz seu coração bater mais forte!

Fazer seleção é muito desgastante, mas com muita dedicação e empenho você vai ver que a caminhada valeu a pena!

E para ficar por dentro de tudo do que está rolando na aviação e para detalhes dos processos seletivos, segue a gente nas nossas redes sociais!

Segue lá!

Instagram: @esaer_oficial

Facebook: www.facebook.com/esaernoar

Beeeijo!

Rah