A ESAER prepara você para ser aprovado na ANAC e conquistar sua vaga nas melhores companhias aéreas.






Domine as normas da ANAC, legislação aeronáutica e direitos da categoria, entendendo suas responsabilidades e deveres como profissional da aviação.

Certificado reconhecido nacionalmente e aceito por todas as companhias aéreas brasileiras.

Instrutores com experiência real no mercado de aviação, não apenas teoria de sala de aula.

Aulas práticas em aeronaves reais, simuladores e equipamentos de última geração.

Orientação para processos seletivos e networking com o mercado.

A ESAER nasceu em 1991 de um sonho do Comandante Moterane, mineiro apaixonado pela aviação que enxergou uma necessidade em Minas Gerais: a falta de uma escola que capacitasse futuros tripulantes sem que precisassem sair do estado.
Naquela época, as passagens aéreas eram inacessíveis para a maioria e o custo de viver fora de casa tornava impossível para muitos mineiros realizarem o sonho de voar profissionalmente. O Comandante Moterane decidiu mudar essa realidade.
Com mais de 30.000 horas de voo como piloto de linha aérea, dezenas de cursos especializados pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), formação em CRM (Crew Resource Management), e licenças de piloto de helicóptero e planador, ele trouxe toda sua experiência e paixão pela aviação para criar a ESAER.
Mais de 30 anos depois, continuamos formando profissionais da aviação com a mesma excelência e comprometimento de sempre, mantendo vivo o sonho que começou em 1991: tornar a aviação acessível para os mineiros.
EXCELENTE Com base em 142 avaliações Publicado em Gustavo JeremiazTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Excelente escola, nota 10 toda a equipe.Publicado em Larissa SilvaTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Melhor escola para formação de comissários em BH!Publicado em Sabrina SilvaTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Ótimo!Publicado em Lucas EduardoTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Melhor escola da vidaa ♥️♥️Publicado em Théo BernekTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Nos últimos meses tenho passado todos os meus sábados nesse lugar e com toda a certeza: Foi a melhor escolha da minha vida!! Pessoas incríveis, professores incríveis, turma incrível, atendimento diferenciado! Sempre terão minha indicação, pois eu me sinto muito a vontade estudando na ESAER. Infelizmente não consegui fazer o curso durante a semana + fica meu aviso aqui: fui a uma aula experimental e te afirmo: se tu conseguir fazer durante a semana faça! Não que aos sábados tu não vai aprender... vai sim, e muito!! Mas durante a semana é incomparavelmente melhor!
Após concluir o curso na ESAER, você fará uma prova teórica aplicada pela ANAC. Nossa taxa de aprovação é de 99%!
Sim! O mercado está em plena expansão. Só a LATAM abriu 738 vagas em fevereiro/2025. E no mesmo ano abriu mais 800 vagas de comissários (LATAM Nov 2025)
Houve aumento de 96,5% nas contratações em 2024.
ESAER – Escola de Aviação Civil